Fantasia levada à sério.

O brinquedo de vestir... A roupa de brincar!!

Com sede em São Paulo e forte presença no Mercosul, a Sulamericana Fantasias completa este ano 21 anos de operações, com uma liderança absolutamente consolidada no mercado de fantasias e acessórios. Por meio dos mais variados canais de distribuição, a empresa comercializa produtos licenciados e de qualidade indiscutível, reconhecidos com as certificações Inmetro, ISO 9001, ABVTEX (uma garantia de que toda a sua cadeia produtiva está legalizada) e, agora, selos Abrinq como “Destaque do Ano” para dois produtos  (as fantasias Batman e Barbie), incluídos no Guia de Brinquedos e Jogos 2014 - o guia tem uma seleção feita pelo processo da International Council for Children Play, o mesmo que será adotado  brevemente pelo INMETRO.

A empresa nasceu em 1990, como distribuidora de brinquedos, importando mercadorias principalmente da China para colocação nas principais lojas de departamentos brasileiras. Mudanças de moeda, instabilidade cambial e outros fatores acabaram trazendo desvantagens às atividades de distribuição e levando Kiko Smitas, o presidente da Sulamericana, a repensar os objetivos da companhia. Ele descobriu o novo caminho no início de 1995, ao conhecer, na casa de um amigo em Nova York, uma fantasia dos Power Rangers que a filha desse amigo vestia. “Naquele momento eu descobri que aquilo era um brinquedo de vestir, ou uma roupa de brincar, um conceito que não existia aqui. É esse conceito que está por trás dos nossos produtos”, explica.

A decisão de fabricar fantasias baseou-se dois pilares do conhecimento de Kiko Smitas: sua experiência em operar uma confecção, construída ao longo de vários anos de trabalho numa dessas indústrias; e a certeza de que era fundamental ter produtos exclusivos, que somente a Sulamericana poderia produzir, graças a contratos de licenciamento de marcas como WARNER, MATTEL, HASBRO, CARTOON NETWORK,  NICKELODEON, SANRIO, TELEVISA, PATATI PATATÁ e GLOBO MARCAS e outras, algumas das quais para vendas no Mercosul.

Fabricar fantasias dos Power Rangers foi uma decisão que surgiu exatamente quando o desenho estava começando a aparecer na televisão do Brasil. “Eu sabia que ia ser um sucesso, mas não foi fácil começar a vender. Meus clientes achavam que fantasias como aquelas só iam ser vendidas no carnaval. Felizmente eu tinha credibilidade e eles acreditaram que a gente poderia realmente vender aquilo o ano inteiro. Colocamos o produto nas lojas, desenvolvemos comerciais de TV e criamos a demanda. A nossa expectativa era vender 50 mil peças - o que já era um número muito bom no Brasil - mas em um ano vendemos 150 mil”, relembra o presidente da empresa.

Com um número sempre maior de licenças e o consequente aumento da linha de produtos, foi possível ganhar espaço no mercado vendendo em épocas muito distantes do carnaval, tanto para crianças quanto para adultos: em 1998, por exemplo, a Sulamericana colocou no mercado as primeiras fantasias para Halloween, e nunca mais o mercado deixou de vendê-las em outubro. Com suas promoções na mídia e em pontos de venda, criou também demandas para datas como dia da criança e festas juninas, ao mesmo tempo tornando as fantasias itens indispensáveis nas lojas de artigos para festas. Além das fantasias, a Sulamericana passou a atender o mercado também com acessórios e passou a desenvolver linhas próprias e nunca antes pensadas, como a Pet, a Heat (mais ousada) e a Sweet 16, para teens.

No Brasil, os produtos da Sulamericana estão presentes nas lojas especializadas em fantasias, lojas de brinquedos, de artigos para festas, magazines, lojas de roupas e também nas lojas próprias Abrakadabra e no portal de e-commerce Abrakadabra. Os produtos da empresa podem ser encontrados ainda em lojas da Argentina e do Chile. O crescimento levou a empresa a iniciar uma joint venture na Argentina, para produzir lá as fantasias destinadas ao Mercosul e abrir mercados como Peru e Colômbia, por exemplo, onde há boas possibilidades de colocação dos seus produtos.

Sobre a Sulamericana
A Sulamericana Fantasias é o maior fabricante de fantasias do Brasil e da América Latina, liderando desde a sua criação as vendas nesses mercados. Com uma fábrica em São Paulo e uma em Buenos Aires, 350 colabores diretos e mais de mil indiretos, a empresa está presente em mais de 5 mil pontos de venda no Brasil e em países latino americanos. Para atender às demandas dos clientes e de seu público, formado principalmente por crianças, a Sulamericana produz hoje cerca de 3.200 diferentes SKUs (itens), num ritmo que supera 1 milhão de produtos/ano. Fundada em 1995, a empresa atende o mercado principalmente por meio das lojas de brinquedos e de artigos para festas. Todos os produtos da Sulamericana são certificados pelo INMETRO. Na linha de produção, a empresa já tem as certificações ABVTEX e ISO 9001. Dois dos seus produtos (as fantasias Batman e Barbie) acabam de ser ESCOLHIDOS pela Abrinq como “Destaque do Ano” para inclusão no Guia de Brinquedos e Jogos 2014 - uma seleção feita pelo processo da International Council for Children Play, que será em breve adotado pelo INMETRO.




VIDEO INSTITUCIONAL

 

Atendimento ao Consumidor: (11) 3611-6616
Rua Albertina de Souza, 242 - Água Branca
São Paulo - SP - 05037-070
Fone: (11) 3611-9455 - Fax: (11) 3619-4069 

 

Videos | Assista os vídeos relacionados


Imagens | Veja as imagens relacionados

Arquivos | Download de arquivos

Artigos | Veja os conteúdos relacionados

{{language.footer.company}}

{{language.footer.locale}}
{{language.footer.locale1}}

{{language.footer.attendance}}

{{language.footer.attendance1}}

{{language.footer.phone}}

© 2017 - Sulamericana Fantasias |